teste
Comentários desativados em testeteste
Bebê de 23 semanas e menos de 700 gramas deixa a UTI Neo do HMTJ com saúde
Samuel, o “xodozinho” da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus já é um grande guerreiro. Venceu a batalha pela vida após nascer com 23 semanas e 5 dias de gestação, em junho deste ano. Ele contrariou a literatura médica, as expectativas da equipe de assistência e acreditou na fé dos pais, sobrevivendo com saúde após 120 dias internado na UTI Neonatal do HTMJ. Considerado prematuro extremo e de muito baixo peso foi, até agora, o menor bebê nascido no hospital, que sobreviveu e, praticamente sem sequelas. Tinha 625 gramas ao nascer e chegou a pesar 420 gramas, tendo alta apenas com uma broncodisplasia leve.
A coordenadora da UTI Neonatal, Dra. Gyane Groppo, lembra que é comum todo bebê perder peso após o nascimento, mas o caso de Samuel é muito especial, pois, apesar de um desfecho desfavorável bem esperado, já que era de muito baixo peso e nasceu com infecção, ele ainda teve várias das intercorrências comuns na prematuridade. “Acredito que a mãe foi um grande diferencial para o sucesso de Samuel. Ela foi muito presente, muito envolvida, sempre serena e com muita confiança na equipe”. “Curtiu cada primeira vez do Samuel, a saída do tubo, a primeira chuça, o primeiro Canguru, realmente motivada”, frisa a coordenadora de Enfermagem, Octacília Nogueira.
A ex-babá (porque, agora, vai cuidar do seu pequeno), Elizia Cristina do Nascimento Paes de Oliveira, de 34 anos, com apoio do marido Wellington, foi a fortaleza que garantiu a chance de Samuel primeiro nascer e, depois, sobreviver. Contrariando a recomendação médica, eles decidiram esperar o parto, apesar de ter chegado ao hospital com contrações na 22ª semana de gestação, bolsa rota, Elizia deu
Comments are closed