ENSINO – RESIDÊNCIA MÉDICA

OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver os atributos técnicos (comportamentos e atitudes) em busca do profissionalismo que marca profundamente a medicina e o médico especialista em mastologia. Durante a residência, aprendizagem deve ser significativa, com seus objetivos bem explícitos, para que possa motivar o residente. O que se espera do residente como competência geral é que ele se arme de conhecimento e de técnicas específicas, mas que consiga responder, com eles, aos pacientes com seus diferentes contextos. Porque o que realmente se pretende com a residência é que ela traga ao futuro médico o domínio de uma série de competências que respondam as necessidades da sociedade e a capacidade de integrá-las em sua prática profissional. O residente deve aprimorar o comportamento ético em suas relações, a sua percepção dos determinantes socioculturais, político-econômicos e bio-psiquicos do processo saúde e doença, a sua compreensão da diversidade de comportamentos, ideias e crenças, seu domínio em realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis ao médico mastologista e a sua habilidade de comunicação, empatia e trabalho em equipe.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Bases teóricas sobre a fisiologia da mama e fisiopatologia das principais afecções mamárias.
2. Métodos propedêuticos e terapêutica global dos pacientes com doenças mamárias.
3. Princípios de Epidemiologia Clínica aplicada.
4. Exame Clínico das mamas e cadeia de drenagens linfáticas
5. Realização e interpretação de mamografia e ultra-sonografia mamária.
6. Realização de punções e biópsias guiadas, ou não, por métodos de imagens.
7. Realização de marcações pré-cirúrgicas guiadas por métodos de imagens.
8. Realização de mastectomias, cirurgias conservadoras, biópsia de linfonodo sentinela dissecção axilar, reconstrução mamária – após cirurgias conservadoras e mastectomias -, mamoplastias e demais procedimentos correlatos.
9. Aprimoramento da relação médico-paciente.
10. Assistência multidisciplinar, recuperação e qualidade de vida.
11. Compreensão da relação queixa mamária com o psiquismo.
12. Apoio ao paciente terminal e à sua família.
13. Relação com a dor, o medo e a morte.
14. Desenvolvimento de princípios bioéticos.

CENÁRIOS DE PRÁTICA: Ambulatório cirúrgico de pré e pós operatório, Ambulatório de atendimento referenciado, Centro Cirúrgico, Unidade de Internação e Laboratório Clínico (Centro de Imagem, Fisioterapia e Psicologia). Além das atividades teóricas obrigatórias e estágios opcionais.

PRÉ REQUISITO: Residência Médica credenciada pela CNRM/MEC em Ginecologia e Obstetrícia (3 anos) ou Cirurgia Geral (3 anos) ou Área Cirúrgica Básica (2 anos).

NÚMERO DE VAGAS: 2
DURAÇÃO DO PROGRAMA: 2 anos (5760 horas)