PESQUISA – CEPEC

CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA – CEPEC

A história do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus – HMTJ inicia-se em 1° de dezembro de 1926, data de sua fundação na cidade de Juiz de Fora, por iniciativa dos médicos José Dirceu de Andrade, Navantino Alves e Renato de Andrade Santos. A partir de então, grandes foram as conquistas que esta renomada instituição alcançou, e que a tornaram referência em atendimento médico no âmbito nacional.

No ano de 1978, sob a direção do médico Amaury Teixeira Leite de Andrade, a instituição transfere sua sede para a atual localização, à rua Dr. Dirceu de Andrade, em terreno próprio de 12.700m².
Em 15 de setembro de 2005, a Maternidade Therezinha de Jesus firma um convênio com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (FCMS/JF), e torna-se Hospital Geral, assumindo o atual nome de Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus e passando a prestar assistência à saúde, em âmbito geral, em diversas especialidades, além de fomentar o ensino e a pesquisa aos alunos da Faculdade.

A Suprema (FCMS/JF) originou-se pela iniciativa de um grupo de profissionais da saúde de Juiz de Fora, que acreditou em um ideal: fundar uma instituição deensino com preceitos voltados à formação ética e humanitária dos novos profissionais da saúde. Com este propósito, foi criada a Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial – Suprema, mantenedora da FCMS/JF.

Com foco nos princípios éticos e morais na formação de seus alunos, a Suprema (FCMS/ JF) cultiva o sentido humanitário em seus alunos, buscando inseri-los no contexto sócio-econômico de sua comunidade, construindo um compromisso com a cidadania.


Em 2011, por meio da Portaria Interministerial n°1.120, o HMTJ foi certificado como Hospital de Ensino. Esta dupla certificação, emitida pelos Ministérios da Saúde e da Educação, é fruto de árduo trabalho por parte da equipe gestora do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus e em muito engrandece a instituição, que recebeu o conceito máximo. Ainda em 2011 o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, através do plano operativo anual (POA), firmado com a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, o hospital passou a operar apenas com atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo piloto para rede 100% SUS no Estado de Minas Gerais e, em 2013, através de portaria do Ministério da Saúde, o hospital foi reconhecido em âmbito nacional como pertencente à rede 100% SUS.

Neste mesmo ano, após grande empenho de todos colaboradores e da administração da instituição, foi homologada a Certificação de Acreditação Nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).


CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA DO HOSPITAL MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUS (CEPEC-HMTJ)

O Centro de Pesquisa Clínica (CEPEC-HMTJ) foi criado em 14 de março de 2011, com o objetivo de promover a captação e a condução de estudos clínicos dentro das diretrizes de boas práticas clínicas em pesquisa (GCP/ICH), assegurando a qualidade dos dados e a integridade do paciente; atuando em estudos de diversas áreas clínicas, buscando excelência nos procedimentos e atendimento humanizado aos sujeitos de pesquisa.
O Cepec trabalha na busca de um maior relacionamento com outras instituições de ensino e órgãos governamentais, visando sua participação em redes internacionais, nacionais e estaduais de unidades de pesquisa clínica. São ainda seus objetivos:

– conduzir estudos clínicos de comprovado interesse científico, em total consonância com a legislação brasileira vigente;
– facilitar o acesso de pacientes a protocolos de estudo clínico;
– estimular e apoiar a participação de profissionais do corpo clínico do HMTJ em estudos clínicos, aumentando a interface centro de pesquisa/corpo clínico;
– promover e fortalecer a interface com indústrias farmacêuticas e CROs (organizações de pesquisa), incentivando o desenvolvimento de novos estudos baseados na parceria mútua de confiança e qualidade de serviços;
– incentivar o desenvolvimento de estudos clínicos nacionais e internacionais nas fases II a IV;
– apoiar e auxiliar o desenvolvimento técnico de novos investigadores na área de pesquisa clínica, promovendo a geração e a difusão de conhecimento.

A coordenação do Cepec está a cargo de uma equipe de profissionais:

Dr. José Murillo B. Netto
Doutor em Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP)
Professor Associado da Disciplina de Urologia do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA)
Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Urologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – NIPU UFJF

Plínio S. Ramos
Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte – UGF
Coordenador do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA)
Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA)
Coordenador do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (NEPE) do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus
Membro do Comitê de ética em pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA)
Professor Assistente da Disciplina de Metodologia Científica e Iniciação Científica da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA)

Adriana Vilella A. de Castro
Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Gerente dos Serviços de Enfermagem do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ)
Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA)


ESTRUTURA FÍSICA

Atualmente o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus conta com uma área 12 mil m² para atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS). Possui um centro cirúrgico com 8 salas para cirurgias, podendo realizar cirurgias de pequena, média e alta complexidade. Possui duas salas de recuperação pós-anestésica, sendo uma com 8 leitos para pós-operatório de cirurgias diversas e 3 leitos exclusivos para o binômio mãe-filho.
Número de leitos disponibilizados :

Total de 160 leitos, divididos em
20 leitos de UTI Adulto
8 leitos de UTI Neonatal e 2 de UTI Pediátrica
10 leitos para o Centro de Parto Normal
107 leitos para internações clínicas e cirúrgicas adulto
13 leitos para internação clínica e cirúrgica em pediatria

Hospital oferece ainda:

– Centro de Fisioterapia
– Centro de Parto Normal
– Clínica de Odontologia com 30 consultórios, vinculada à Faculdade de Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA)
– Ambulatório, com 42 consultórios e mais de 40 especialidade
– Residência Médica em Clínica Médica, Cardiologia, Cirurgia, Pediatria, Neonatologia, Obstetrícia e Ginecologia, Mastologia, Medicina Nuclear, Radiologia e Saúde da Família,
– Residência Multiprofissional

Atualmente o hospital conta com um corpo clínico de 483 médicos atuando nas diversas áreas da medicina, além de serviços de enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, farmácia e bioquímica, serviço sócia, contando com mais de 500 colaboradores.

Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento:

– Hemodiálise
– Hemodinâmica
– Ultrassonografia
– Medicina Nuclear
– Endoscopia Digestiva
– Raio X convencional
– Raio X com Fluoroscopia
– Tomografia Computadorizada
– Ressonância Nuclear Magnética
– Laboratório de análises clínicas e patológicas


ÁREAS DE ATUAÇÃO

Alergia
Anestesiologia
Cardiologia / Hemodinâmica
Cirurgia do Abdome
Nefrologia
Neurologia 
Obstetricia / Ginecologia
Ortopedia / Trauma
Pediatria
Pneumologia
Urologia / Urologia Pediátrica


ACREDITAÇÃO

Acreditação Nivel 2
Hospital de ensino
Hospital 100% sus


COMITÊ DE ÉTICA INSTITUCIONAL

Desde de 2006 a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora possui um Comitê de Ética em Pesquisa próprio (CEP/FCMS-JF) regulamentado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Assim, o CEP atende às pesquisas realizadas na Faculdade e também aos projetos desenvolvidos no Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), além de estar apto a receber projetos de outras instituições.