ENSINO

HOSPITAL DE ENSINO

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus – HMTJ foi certificado como Hospital de Ensino da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema, através da Portaria Interministerial nº 1.120, de 12 de maio de 2011, publicada no Diário Oficial da União no dia 13, sexta-feira. Através da referida portaria, cinco hospitais obtiveram a certificação, sendo o HMTJ o único de Minas Gerais (os outros são de São Paulo e Pernambuco).

A certificação ocorreu em decorrência de uma visita feita pelos Ministérios da Saúde e da Educação em dezembro de 2010, faltando para validação apenas a divulgação no Diário Oficial.

O processo de certificação dos Hospitais de Ensino teve seu início no ano de 2004, sob a coordenação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. Esse processo tem o objetivo de certificar hospitais que desenvolvem, além das tradicionais atividades de atenção à saúde, formação de recursos humanos e pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o SUS.

O programa de certificação é regulado pela Portaria Interministerial MEC/MS nº 2.400, de 02 de outubro de 2007. Essa portaria estabelece os requisitos que um hospital deve preencher para ser considerado hospital de ensino, a partir de 4 dimensões: atenção à saúde, ensino, ciência e tecnologia e gestão.

O programa de reestruturação dos hospitais de ensino representa um potente indutor na qualificação dos hospitais de ensino, uma vez, que exige o cumprimento de vários critérios nas dimensões citadas.