ENSINO – RESIDÊNCIA MÉDICA

OBJETIVOS GERAIS: Aprimorar habilidades técnicas, o raciocínio e a capacidade de tomar decisões; desenvolver atitude que permita valorizar a significação dos fatores somáticos, psicológicos e sociais que interferem na doença; valorizar as ações de saúde de caráter preventivo; promover a integração do médico em equipes multiprofissionais para a prestação da assistência aos pacientes; estimular a capacidade de crítica da atividade médica, considerando-a em seus aspectos científicos, éticos e sociais; estimular a capacidade de aprendizagem e da participação em programas de educação continuada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar médicos a diagnosticar, monitorar, prevenir e tratar os agravos de saúde do paciente crítico na UTI e em outras unidades de atendimento. Coordenar as ações médicas de uma equipe interprofissional e multiprofissional dentro e fora da UTI. Planejar e coordenar ações paliativas e de fim de vida e garantir prática clínica ética e profissional ao paciente crítico, bem como o suporte aos familiares.

CENÁRIOS DE PRÁTICA: Unidade de Terapia Intensiva Adulto – UTI, Unidade Coronariana, Politraumatizado e Grande Queimado, Pré e Pós Operatório em Cirurgia de médio e grande porte. Além das atividades teóricas obrigatórias e estágios opcionais.

PRÉ REQUISITO: Residência Médica credenciada pela CNRM/MEC em Anestesiologia (3 anos) ou Clínica Médica (2 anos) ou Cirurgia Geral (3 anos) ou Área Cirúrgica Básica (2 anos).

NÚMERO DE VAGAS: 2
DURAÇÃO DO PROGRAMA: 2 anos (5760 horas)