ENSINO – RESIDÊNCIA MÉDICA

OBJETIVOS GERAIS: Formar e habilitar especialistas com competências para atuação em todas as modalidades de imagens médicas e respectivas técnicas intervencionistas minimamente invasivas para diagnósticos e terapias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Dominar a realização, indicação e interpretação da Radiologia Geral e Contrastada, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética; Mamografia e Densitometria Óssea.
2. Dominar o manejo das urgências em Radiologia.
3. Dominar os princípios fundamentais: da física das radiações, radiobiologia, proteção radiológica, controle de qualidade, farmacologia aplicada aos meios de contraste. Os conceitos básicos de ciências da computação aplicada a imagem (Processamento, Arquivo, Comunicação e Teleradiologia). Ter proficiência na execução, interpretação e elaboração de relatórios de exames dos diversos métodos de diagnóstico por imagem em sua aplicação clínica nas seguintes áreas: Cardíaca e Vascular, Tórax, Cabeça e Pescoço, Gastrointestinal, Geniturinária, Ginecologia e Obstetrícia, Mamária, Musculoesquelética, Neuroradiologia, Pediatria, Emergência, Radiologia Intervencionista.
4. Dominar o conhecimento anatômico das estruturas envolvidas no estudo específico. Compreender e analisar a patologia e patofisiologia relacionadas à radiologia diagnóstica e intervencionista. Dominar os principais métodos de imagem envolvidos na investigação das doenças e síndromes mais prevalentes em cada sistema, bem como escolher o método mais adequado para investigação das doenças e síndromes mais prevalentes em cada sistema.
5. Dominar o protocolo de exame apropriado para cada investigação. Avaliar a indicação e realizar as intervenções guiadas por métodos de imagem mais comuns para cada sistema.
6. Dominar a elaboração de relatórios radiológicos e comunicar resultados para médicos e pacientes. Dominar a identificação de achados urgentes e/ou inesperados em exames de imagem dos diferentes sistemas e comunicá-los oportuna e adequadamente.

CENÁRIOS DE PRÁTICA: Radiologia Geral, Ultrassonografia, Mamografia, Densitometria Óssea, Tomografia, Urgência e Emergência, Ressonância Magnética, Radiologia Intervencionista. Além das atividades teóricas obrigatórias e estágios opcionais.

NÚMERO DE VAGAS: 2
DURAÇÃO DO PROGRAMA: 3 anos (8640 horas)