O HOSPITAL – CURSOS PARA GESTANTES

Os cursos de gestantes estão suspensos durante a pandemia.
Assim que possível retomaremos os encontros presenciais.

O Curso de Gestantes do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus passou a ser mensal, em 2014 e, em geral, é agendado para a terceira sexta-feira de cada mês. O encontro é dedicado às futuras mães e mudou seu foco para enfatizar a importância do parto humanizado. Mas, continua mantendo na programação muitas informações fundamentais como pré-natal, pré-natal de alto risco, além de noções sobre cuidados com o recém-nascido, amamentação, dentre outras.

Um dos conteúdos mais importantes do Curso agora é o Plano de Parto do HMTJ. O plano dá orientações sobre as etapas do parto e informa sobre as escolhas que a parturiente poderá fazer para este momento, como o tipo de parto, quem a acompanha, quantas pessoas; se quer perfusão contínua de medicação ou não; em que posição prefere ficar durante as contrações; as incisões e manobras que envolvem o procedimento e até detalhes do ambiente, como quer acompanhar os cuidados logo após o nascimento e com o bebê, e muito mais. Todas estas opções são baseadas em evidências científicas atualizadas e em acordo com o plano de humanização proposto pelo Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde).

O curso dura uma tarde, entre 13h e 18h, em geral, e oferece lanche, além de sorteio de brindes. As futuras mães interessadas em participar devem fazer sua inscrição pelo telefone 4009-2344 (Centro de Parto Normal), onde recebem mais informações. Realizado no anexo da Suprema, no endereço do Hospital (Rua Dr. Dirceu de Andrade, 33 – São Mateus), o curso tem vagas limitadas e condicionadas à inscrição prévia.