ENSINO – BIBLIOTECA

CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE

A FCMS/JF cumpre às políticas de acessibilidade plena com uma educação inclusiva ao adequar suas instalações de infraestrutura para atender as pessoas com necessidades especiais (física, intelectual e/ou sensorial) e de pessoas com mobilidade reduzida (permanente ou temporária).


Esta tem a perspectiva da acessibilidade, de apoio ao discente possibilitando a remoção de todo o tipo de obstáculos que impeça o bom desenvolvimento acadêmico do público-alvo que compõe o grupo da educação especial, garantindo condições de igualdade no acesso, na permanência e na terminalidade dos estudos na educação superior.


Nesse sentido, a IES se preocupou em oferecer aos estudantes, técnicos-administrativos e docentes um espaço institucional denominado Núcleo de Acessibilidade. Para tanto, observou as diversas legislações vigentes e preconizadas pelo INEP/MEC na Nota Técnica DAES/INEP 025/2015. Visando à segurança e à autonomia, possui vagas reservadas para automóveis de pessoas com deficiência com entradas acessíveis e interligadas às principais funções de cada bloco segundo NBR 9050/2004; Capitulo IV; Lei Nº 10.098/200. Rampas de acesso, sinalização tátil em braile, banheiros adaptados, elevadores para os pisos superiores, atendimento prioritário nos serviços acadêmicos, rotas de fuga, saídas de emergência e áreas de resgate sinalizadas de acordo com seção 5-NBR 9050/2004, reforçam o compromisso com acessibilidade segundo Seção 6-NBR 9050/2004.


Os laboratórios de aulas práticas possuem portas de fácil acesso, torneiras de fácil manuseio por pessoas com deficiência física e adaptação de acionamento manual, além de computadores com programas para atender às pessoas com deficiência visual: Braille Fácil, Dosvox e Jaws. Assim, no sentido de possibilitar a inserção social e acessibilidade plena, a FCMS/JF alinhou totalmente suas estruturas físicas e de ensino em conformidade com normativas em vigor no sentido de apoiar e atender todas as pessoas com necessidades educacionais especiais para que as mesmas possam participar das atividades disponíveis, incluindo o uso de seus produtos, serviços prestados e acesso às informações.


A acessibilidade plena e inserção social previstas têm como objetivo proporcionar a percepção do ambiente e a utilização autônoma e segura dos mesmos, edificações, mobiliários e equipamentos. Para atender às necessidades dos deficientes físicos, a FCMS/JF disponibiliza: capacitação de funcionários, docentes e técnico-administrativos na recepção e acolhimento; vagas exclusivas de estacionamento; rampas de acesso e calçadas rebaixadas; elevadores; salas de aula e laboratórios com áreas adaptáveis; sanitários próprios com área de transferência para a bacia sanitária; acompanhamento psicopedagógico e comunicação visual eficiente.


Para atender às necessidades dos deficientes auditivos, disponibiliza: capacitação de funcionários docentes e técnico-administrativos na recepção e acolhimento; uso da linguagem brasileira de sinais (Libras); acompanhamento psicopedagógico e comunicação visual eficiente.  O Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF) – garante também a oferta LIBRAS como disciplina optativa do curso com 40h, conforme determina a legislação vigente (Dec. N° 5.626/2005).


Quanto às necessidades dos deficientes visuais, disponibiliza: capacitação de funcionários docentes e técnico-administrativos na recepção e acolhimento; adaptação de toda a comunicação visual disponível com a linguagem Braile; computadores adaptados; acompanhamento psicopedagógico; e piso tátil de orientação e de alerta.


Para atender às necessidades dos deficientes intelectuais e do transtorno do espectro autista, disponibiliza: capacitação de funcionários docentes e técnico-administrativos na recepção e acolhimento e acompanhamento psicopedagógico.


A FCMS/JF entende como deficiência múltipla a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências e atenderá esses estudantes de acordo com as necessidades específicas de aprendizagem. Objetivando a essas necessidades, disponibiliza todos os recursos supramencionados associados de forma a atender as necessidades específicas do indivíduo portador. Os alunos com superdotação/altas habilidades são acompanhados no que tange a sua aprendizagem pelo Núcleo de Acessibilidade.