ENSINO – BIBLIOTECA

PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS

A Biblioteca FCMS/JF possui periódicos nacionais e internacionais, revistas e jornais. O acervo é formado por aproximadamente 123 periódicos impressos em diversas áreas do conhecimento e direcionados aos Cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia.


As assinaturas de periódicos são realizadas através da solicitação do corpo docente e Núcleo Docente Estruturante (NDE) envolvendo as grandes áreas da saúde. A FCMS/JF também adquiriu a DynaMed Plus (EBSCO Health), que é uma ferramenta de referência clínica com acesso imediato a mais de 3.200 tópicos, atualizado diariamente, constituindo-se, desta forma, em uma ferramenta imprescindível para a Medicina Baseada em Evidência (MBE), que, na FCMS/JF, é fomentada e incentivada desde os primórdios do curso nas disciplinas de Iniciação Científica e de Metodologia da Pesquisa científica, ministradas no 1º. e 3º. período, respectivamente.


Os editores da DynaMedPlus monitoraram o conteúdo de mais de 500 periódicos internacionais. Cada artigo é avaliado por relevância clínica e validade científica. A nova evidência é então, integrada ao corpo de conhecimento já existente. Este processo de revisão sistemática da literatura crítica possibilita a melhor tomada de decisão para o paciente.


Esta base possibilita uma interface de busca em português por meio do EBSCOhost conta ainda com um tradutor automático de texto completo em HTML. Seu modulo Administrativo (EBSCOAdmin) permite o gerenciamento da base fornecendo estatísticas de uso, periódicos mais acessados, entre outras informações igualmente importantes.


A organização e identificação deste acervo estão informatizadas sendo possível a consulta por autor, título etc. A política e mecanismos de atualização do mesmo estão constantes do PDI e ocorrem progressivamente a partir das indicações dos professores e gestores do curso.


Cabe ressaltar que o acesso a esses periódicos, bem como as bases de dados, é também aberto à comunidade para que se cumpra o compromisso de fomento à pesquisa e a atitude científica, possibilitando ao estudante e comunidade uma reflexão crítica sobre o estado da arte do conhecimento, além da independência investigadora.


Além da base de dados Dynamed, os alunos têm acesso gratuito às bases de dados MedLine (PubMed), SciELO, Biblioteca Virtual de Saúde (BIREME), LILACS, Cochrane dentre outras; e quando necessário, os estudantes podem solicitar artigos completos através do Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) e ao Serviço de Acesso a Documentos (SCAD).


Além dos periódicos impressos que a Biblioteca FCMS/JF disponibiliza, os discentes e docentes também podem acessar gratuitamente via internet vários periódicos eletrônicos, conforme descrito abaixo:


ENFERMAGEM


FARMÁCIA


FISIOTERAPIA


MEDICINA


ODONTOLOGIA