UNIDADES INDÍGENAS

DSEI INTERIOR SUL

No Brasil, são 34 DSEI divididos estrategicamente por critérios territoriais e não, necessariamente, por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas. A configuração do Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul (DSEI/ISUL), inicialmente, abrangia os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, todavia, após a Portaria 32, de 23 de maio de 2012, a configuração do DSEI/ISUL abrange hoje dois estados: Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O DSEI/ISUL possui extensão territorial de 159.569 km2, tendo sua sede situada no município de São José/SC, na região metropolitana de Florianópolis/SC.

A população do DSEI/ISUL é composta, majoritariamente, por indígenas da etnia Kaingang seguido por indígenas da etnia Guarani M’bya, Xokleng e Guarani. Entretanto, estão registrados no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI), indígenas das etnias Charrua, Guarani Kaiwoá, Terena, Pataxó, Galibi, Saterê-Mauê e Xetá.

Kaingang, Caingangue ou Kaingangue eram antes chamados coroados por causa do seu corte de cabelo. Seu nome signica povo do mato. Eles representam uma das cinco mais numerosas populações indígenas do Brasil, que se distribuem por São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A população do DSEI/ISUL é composta, majoritariamente, por indígenas da etnia Kaingang (78,16%), seguido por indígenas da etnia Guarani M’bya (7,78%), Guaraní (5,88%) e Xokléng (5,46%). Entretanto, estão registrados no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI), indígenas das etnias Charrua, Guarani Kaiwoá, Kaimbé, Kaixana, Pankararú, Saterê-Mauê, Terena e Xetá (SIASI, dezembro/2022).

Santa Catarina possui 5 (cinco) Polos Base situados nos municípios de Araquari, Biguaçu, Chapecó, Ipuaçu e José Boiteux. Todos os Polos Base possuem o mesmo nome do município de sede – exceto o Polo Base Florianópolis, que está situado no município de Biguaçu. A população de indígenas é de 12.387 (doze mil trezentos e oitenta e sete) indivíduos. Essas áreas estão concentradas em 18 (dezoito) municípios com comunidades indígenas, totalizando 52 aldeias e acampamentos.

No Rio Grande do Sul são 7 (sete) Polos Base situados nas cidades de: Barra do Ribeiro, Nonoai, Osório, Passo Fundo, Porto Alegre, Tenente Portela e Viamão. Os Polos Base levam os nomes das cidades onde estão situados, com exceção de Tenente Portela, cujo nome do Polo Base é Guarita. A população de indígenas é de 24.958 (vinte e quatro mil novecentos e cinquenta e oito). Essas áreas concentradas em 70 (setenta) municípios com comunidades indígenas, totalizando 145 (cento e quarenta e cinco) aldeias e acampamentos.

O DSEI/ISUL compreende um contingente populacional de 37.345 (trinta e sete mil trezentos e quarenta e cinco) indígenas (SIASI, 2022). Este Distrito apresenta uma razão de sexos 101,16, isso significa que, na atual composição demográfica, para cada 100 mulheres existem 101,16 homens. Assim como o Brasil vivencia uma transição demográfica em estágio mais avançado, a população indígena que compõem o DSEI/ISUL apresenta uma tendência de envelhecimento da população.