O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE – AGÊNCIA TRANSFUSIONAL/HEMOTERAPIA

AGÊNCIA TRANSFUSIONAL/HEMOTERAPIA

A Agência Transfusional do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus tem estrutura ideal para um Hospital Geral do porte do HMTJ. Ela é uma unidade hemoterápica que tem como principais funções armazenar hemocomponentes, realizar exames pré-transfusionais, liberar e transportar os hemocomponentes entre os setores do hospital.


A Agência Transfusional do HMTJ funciona 24 horas, com processos bem definidos e a unidade após receber a solicitação do hemocomponente, realiza a coleta da amostra do paciente, fazendo a conferência e registro no momento da coleta – quando identifica na amostra nome completo do paciente, prontuário, enfermaria, leito, data e hora da coleta. Logo após, a agência realiza todos os testes pré-transfusionais conforme Legislação vigente (Portaria N° 158, de 04 de Fevereiro de 2016), que redefine regulamento técnico e procedimentos hemoterápicos. Os testes realizados são a classificação sanguínea, prova direta e reversa, Fator RhD, Pesquisa de Anticorpo Irregular e prova de compatibilidade.


A unidade participa do controle de qualidade externo AEQ (Avaliação Externa da Qualidade) que faz parte da Política Nacional do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. Além de ser responsável pelo controle de qualidade interno dos reagentes. Isso é feito rotineiramente, quando todo hemocomponente é liberado. Ele é devidamente identificado com etiqueta contendo os dados do receptor, do hemocomponente a ser transfundido, o resultado do teste e o responsável pela liberação.


A Agência Transfusional coordena ainda o Comitê Transfusional, formado por uma equipe multidisciplinar com reuniões trimestrais. A unidade está sob responsabilidade de uma Hematologista e de uma coordenadora técnica, que também possui formação em Biomedicina e experiência de mais de 25 anos na área, além de técnicos de patologia clínica cobrindo todos os plantões.