O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

UNIDADES DE INTERNAÇÃO

As unidades de internação do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus são divididas em clínica, cirúrgica e obstétrica, sendo sete no total, incluindo a pediátrica, ficando esta sob coordenação da UTI Neonatal e Pediátrica. As unidades dispõem, no total, de 290 leitos, que atendem aos pacientes regulados via SUS Fácil para procedimentos cirúrgicos e internação clínica, além disso, a unidade quatro recebe pacientes do trauma, desde que o hospital reabriu a porta para casos trauma-ortopédicos regulados conforme determinação da Rede de Urgência e Emergência, via SAMU. Em geral, a Unidade também recebe os pacientes dos 40 leitos de UTI Adulto do HMTJ visando prepará-los para a alta. A Enfermagem das unidades trabalha a humanização e a segurança do paciente de forma intensa, com rigoroso controle de gestão de risco.

A capacitação das equipes de assistência é constante na Unidade de Internação. É realizado pelo setor pelo menos um treinamento por mês, segundo as necessidades verificadas, sendo organizadas num planejamento anual. Além de campanhas periódicas, são realizados treinamentos específicos do Núcleo de Segurança do Paciente trabalhando cada um dos seis grupos técnicos conforme preconizado pela Anvisa: identificação dos paciente, segurança dos medicamentos, lesão por pressão, higienização das mãos, prevenção de quedas e cirurgia segura.

DIFERENCIAL: ROUND SEMANAL

Desde o final de 2013, toda semana, uma equipe multidisciplinar percorre os leitos de internação clínica do hospital promovendo a evolução dos pacientes crônicos, esta atividade é chamada round multidisciplinar, ou “corrida dos leitos” como traduzido em alguns locais do Brasil. Ela atende ao princípio da integridade, previsto na política do SUS, e visa agilizar a recuperação do paciente. Mas na maioria das entidades é um princípio aplicado nas unidades fechadas (UTIs). O HMTJ inovou, em Juiz de Fora, levando a técnica para o atendimento do paciente crônico, nas Unidades de Internação.

No HMTJ, o round avalia os pacientes mais dependentes e os com maior tempo de internação. O principal foco é ajudar na sua evolução visando à internação domiciliar ou a alta, de fato. Ele consiste na reunião de toda a equipe multidisciplinar à beira do leito onde cada profissional expõe o que observa no tratamento, propõe condutas e novas abordagens que possam levar à melhora do estado do paciente. O objetivo é planejar a assistência e a alta do paciente, de forma humanizada e individualizada. Isso promove um ganho na assistência ao paciente, mas a técnica também ampliar a integração, o conhecimento compartilhado e o entusiasmo da equipe. Com a discussão de caso e a rotina de planejamento, todos crescem com o compartilhamento das informações.