O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

PEDIATRIA

O Serviço de Pediatria do HMTJ é composto pela Neonatologia, pelos Ambulatórios de Pediatria Geral e de Especialidades Pediátricas, Cirurgia Pediátrica Eletiva, UTI Neonatal e Pediátrica, Cirurgia Cardíaca Pediátrica e Enfermaria de Pediatria.

A Neonatologia é composta de atendimento em sala de parto, onde são realizados cerca de 10 atendimentos dia; alojamento conjunto com 35 leitos; 10 leitos de UTI Neonatal, 6 leitos de Unidade Intermediária e 2 leitos de Enfermaria Canguru.

Dispomos de ambulatório de atendimento geral de pediatria e de ambulatório de especialidades, tais como: puericultura, folow-up de alto risco, gastroenterologia, nefrologia , pneumologia, infectologia, endocrinologia e cirurgia pediátrica.

A Enfermaria de Pediatria atende procedimentos clínicos e cirúrgicos, contando com 8 leitos comuns e 2 leitos de isolamento.

É importante ressaltar que a qualidade e a humanização são prioridades no nosso atendimento, e para isso contamos com equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social.

CIRURGIA CARDÍACA PEDIÁTRICA

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus se equipou, reuniu pessoal qualificado e trabalha com absoluto critério e cuidados no setor de Cardiologia Infantil, a partir de 2015/2016. Nos últimos dois anos, já passaram por cirurgia no hospital mais de 100 crianças, com uma altíssima taxa de sucesso.

Além de atender casos eletivos de toda a macrorregião Sudeste de Minas, o HMTJ recebe crianças de todo o país, pelo programa CNRAC (Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade) do Ministério da Saúde. Metade, mais de 50 pacientes já atendidos pelo serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica, vieram do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e do Espírito Santo, para correção de cardiopatias congênitas como estenose da válvula pulmonar, Comunicação interatrial (CIA) e persistência do canal arterial (PCA), principalmente.