O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

OBSTETRÍCIA

O Centro de Parto Normal do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus foi um dos setores que ganhou destaque a partir de 2005, com investimentos em equipamentos, material, recursos humanos, organização setorial e criação de novos espaços totalmente reformados e ampliados, tornaram o HMTJ um exemplo a ser seguido.


Diversas medidas foram tomadas a partir de então:


• implantação de protocolos de atenção à Saúde da Mulher;
• ampliações da equipe, com atuação dos professores diretamente em campo com os pacientes;
• realização de cursos de educação continuada;
• implantação de programas do Ministério da Saúde;
• busca pelo título de Hospital Amigo da Criança;
• e, principalmente, o envolvimento de toda a equipe com o bem estar dos pacientes.


Tais conquistas foram reconhecidas pelo MEC e pela Comissão Estadual de Residência Médica do Estado de Minas Gerais – Cerem-MG, aprovando e credenciando o HMTJ com vagas para residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Medicina da Família, Medicina Nuclear e Medicina Intensiva, reforçando ainda mais a sua vocação para Hospital de Ensino.


O HMTJ é, hoje, o hospital que mais realiza partos do nosso município, e a procura por referência de outras cidades também é crescente. Os atendimentos de emergência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital também tem alta demanda espontânea, todos os dias.
Os atendimentos realizados em gestantes de alto risco representam mais de 55% do total. Aqui consideramos riscos estabelecidos pelo Ministério da Saúde como prematuridade; hipertensão arterial; diabetes gestacional; gemelaridade; Aids; oligohidramnia; polidramnia; gravidez na adolescência; malformações fetais; dentre várias outras situações clínicas que colocam em risco o binômio mãe/feto.