O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

HEMODINÂMICA

Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HMTJ

A Hemodinâmica do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus está credenciada para receber pacientes do SUS, principalmente em procedimentos de cateterismos, angioplastias e também para implante de marcapassos, funcionando com foco em Cardiologia. Atende, além de Juiz de Fora, os pacientes encaminhados das cidades da região – Macrorregião Sudeste – e pacientes de todo o país através de convênio com o CNRAC (Centro Nacional de Regulação de Alta Complexidade) do Ministério da Saúde.

Além do apoio de toda estrutura composta por 290 leitos, sendo 40 de UTI, 8 de UTI Neonatal e dois de Pediátrica, o HMTJ recebe crianças e adultos de todo o país, pelo programa CNRAC, desde 2016, passando a integrar a rede depois de rigorosa avaliação de sua estrutura e força de trabalho pelo Ministério da Saúde. Desde então, já recebeu 85 pacientes – 49 crianças e 36 adultos – a maioria originário do Norte, Nordeste, Centro-Oeste do país, além do Espírito Santo. Grande parte das crianças passou por correção de cardiopatias congênitas como Comunicação interatrial (CIA) e persistência do canal arterial (PCA), principalmente, mas as estenoses da válvula pulmonar foram tratadas com intervenção minimamente invasiva, no Serviço de Hemodinâmica do HMTJ.

A estrutura de Cardiologia no HMTJ funciona com uma equipe de enfermagem completa, cardiologistas clínicos especializados em ecocardiografia e ergometria, seis cardiologistas intervencionistas, dois eletrofisiologistas e quatro cirurgiões cardíacos.