O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

SERVIÇOS ASSISTENCIAIS DE ENFERMAGEM

O Serviço de Enfermagem do HMTJ desenvolve suas atividades nos seguintes setores da Instituição: UTI Adulto, UTI Neonatal, Centro Cirúrgico, CME, Internação, Ambulatórios, CPN; além de manter apoio integral ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e à Agência Transfusional. Há representação do serviço de enfermagem em todas as comissões existentes na Instituição, além do GTH.


Todos os setores contam com supervisão de Enfermagem nas 24 horas.


O Serviço de Enfermagem do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus está representado pelo Enfermeiro Responsável Técnico. Para sensibilizar os enfermeiros e técnicos quanto à importância do processo de Enfermagem, são realizados treinamento e autoinspeção de Enfermagem, através da revisão de evoluções e registros nos prontuários e da apuração de dados para compor o Senso Diário da Instituição.


Além destes profissionais, compõem o Serviço de Enfermagem Técnicos de Enfermagem e acadêmicos da FCMS/JF e estudantes de cursos técnicos.


A Educação Continuada tem proporcionado aos enfermeiros, técnicos e acadêmicos de Enfermagem e Medicina melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento em atividades e estágios, através de um direcionamento nas ações e um melhor acompanhamento por parte dos enfermeiros da Instituição.


Todos os processos de aprendizagem são desenvolvidos pelo Serviço de Educação Corporativa, sob a forma de programas e projetos. Os treinamentos são desenvolvidos periodicamente de acordo com o Levantamento de Necessidades, identificadas pelas líderes das respectivas unidades de internação, e também através de dados evidenciado pela auditoria. No modelo democrático e descentralizado, privilegiam-se os treinamentos em serviço e as reuniões de orientação aos grupos de trabalho.