O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

FARMÁCIA

Farmácia Hospitalar é uma unidade estratégica, de apoio essencial às atividades de terapia e diagnóstico, que visa a promover o uso racional de medicamentos, através da seleção, aquisição, distribuição e dispensação de medicamentos e correlatos, como também prestar informações sobre seu uso.

Serviço de Farmácia do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus tem por finalidade auxiliar as demais equipes multidisciplinares envolvidas na assistência ao paciente internado e/ou em tratamentos continuados de intervenção externa. O objetivo do serviço é sempre atender os nossos clientes internos e pacientes no menor tempo possível, com precisão e eficácia.

É responsável também pelo controle de qualidade junto aos fabricantes e pelo armazenamento em condições que assegurem a eficácia terapêutica.




MISSÃO
Prestar assistência à saúde com excelência, contemplando programas de ensino e pesquisa.

VALORES:
Ética, excelência e humanização.


ADMINISTRAÇÃO

Farmácia Central:
São executadas funções administrativas e gerenciais da Farmácia Hospitalar. O serviço conta com uma equipe de treze colaboradores, além dos estagiários, sendo dois farmacêuticos e onze técnicos, fazendo parte das equipes multidisciplinares, comissões, seleção de medicamentos, farmacovigilância e também prestando a atenção farmacêutica, proporcionando rapidez e eficiência na assistência ao paciente.

A estrutura para estocagem, em área totalmente climatizada, comporta aproximadamente 400 itens em medicamentos, e 500, em materiais descartáveis, com tecnologia atual, para pronto-atendimento às necessidades.

Farmácia Satélite:
A estrutura, localizada dentro do Centro Cirúrgico, conta com os serviços de dois técnicos de Farmácia, possibilitando uma assistência personalizada aos profissionais médicos e de enfermagem responsáveis pelo atendimento cirúrgico dos pacientes.

Farmácia UPA Santa Luzia:
São realizadas seleção, aquisição, distribuição e dispensação de medicamentos e correlatos, como também prestação de informações sobre seu uso. Conta com uma equipe de cinco técnicos e um farmacêutico.


ORGANOGRAMA:


ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades biopsicossociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde.

Os farmacêuticos do HMTJ oferecem apoio terapêutico ao corpo multidisciplinar do Hospital, dando suporte às prescrições no que se refere às interações físicoquímicas e medicamentosas, estabilidade das drogas, dosagens, apresentações e informações gerais sobre medicamentos produzidos no país e no exterior.


FARMÁCIA CLÍNICA

É realizada pelo farmacêutico a avaliação da prescrição nas Unidades Críticas, no que diz respeito aos seguintes critérios: legibilidade da prescrição, tipo de medicamento, dose inexistente, dose acima ou abaixo da medida usualmente prescrita, frequência de administração, via de administração, interações medicamentosas, incompatibilidade entre as substâncias, relação entre o horário de administração e a ordem de administração, o tempo de infusão e a indicação do medicamento. Além disso, também realiza o acompanhamento terapêutico de antimicrobianos.

São realizados pelos estagiários de Farmácia da FCMS/JF estudos de farmacovigilância, análise de prescrição e verificação de exames laboratoriais de pacientes na UTI, com objetivo de promover a segurança e a eficácia no uso dos medicamentos, estimulando a pesquisa clínica.


COMISSÕES

Comissão de Farmácia e Terapêutica;
Comissão de Eventos Adversos;
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar;
Comissão de Farmacovigilância.


ROTINAS

O atendimento oferecido pelo serviço de Farmácia aos pacientes do HMTJ é totalmente personalizado, e consiste na disponibilização do tratamento na quantidade específica para cada paciente e nos horários pré-determinados. Os controles exercidos com esta sistemática permitem ao serviço conhecer qual medicamento ou material médico-hospitalar foi dispensado a cada paciente, bem como o lote e a validade dos produtos, trazendo segurança e qualidade. Esse controle é possível em virtude de o Hospital investir em um sistema de informação que permite a emissão de etiquetas de código de barras, com dados sobre o lote e a validade, possibilitando a rastreabilidade de todos os produtos.

Também faz parte do Serviço de Farmácia a Central de Abastecimento Farmacêutico, responsável por coordenar todo o abastecimento e a distribuição dos medicamentos e produtos afins para todo o complexo hospitalar. A qualidade no armazenamento e na conservação dos medicamentos e correlatos é preocupação constante da área de estocagem, objetivando manter a integridade dos fármacos nas suas características físicoquímicas, garantindo uma terapêutica eficaz aos pacientes desta instituição hospitalar.


Destacamos como nossas ações técnico-assistenciais e administrativas:


 distribuição de medicamentos em dose individualizada por 24 horas, por prescrição, identificados por código de barras;
 fracionamento de medicamentos orais sólidos em área específica, o que favorece a diminuição das perdas e confere maior segurança ao paciente por supri-lo com medicamentos manuseados em áreas adequadas e doses individualizadas;
 informação farmacológica ao médico e aos demais profissionais de saúde através da padronização de medicamentos e serviços farmacêuticos.

A dispensação de medicamentos para os pacientes é realizada através da prescrição, que deve ser encaminhada à Farmácia e ser preparada pelos técnicos em até uma hora.

A Farmácia somente dispensará as prescrições que tiverem: nome genérico do medicamento de acordo com a DCB, forma de apresentação, concentração, instruções de administração e diluições, frequências de administração, período de administração, data e hora da prescrição, assinatura do médico com carimbo e número do Conselho Regional correspondente.

As prescrições devem estar legíveis e sem rasuras, se não seguirem este perfil deverão ser devolvidas para a adequação.

Os médicos devem verificá-las, renová-las, suspendê-las ou alterá-las de acordo com a necessidade. Após enviá-las à Farmácia, em aproximadamente uma hora todo o material e medicamentos estarão separados e prontos para serem dispensados.

O uso de antimicrobianos deve ser restringido e averiguado, por isso foi padronizada no HMTJ a Ficha de Solicitação de Antimicrobiano, para o controle da CCIH. Todo antimicrobiano prescrito deve conter em anexo a prescrição e a solicitação de antimicrobiano, devidamente preenchida e com justificativa de uso. Uma nova Ficha de Solicitação de Antimicrobiano deve ser preenchida caso haja a necessidade de mudanças no esquema medicamentoso.

A relação de medicamentos no HMTJ é realizada e revisada pelo farmacêutico a cada dois anos, com o objetivo de atender às necessidades do Hospital. Para eventualidades, deve-se preencher a Solicitação de Medicamentos Não Padronizados, que só será aceita pelo farmacêutico quando estiver devidamente preenchido, contendo principalmente a justificativa, com assinatura do médico chefe do setor. No menor tempo possível, o farmacêutico enviará o pedido ao setor de compras para adquirir o medicamento.

De acordo com a portaria 344/98, só poderemos aceitar os receituários de medicamentos controlados que estiverem corretamente preenchidos, legíveis e sem rasuras. Se houverem receitas fora destes padrões, a mesma será devolvida.