O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

SERVIÇOS ASSISTENCIAIS DE SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus tem como objetivo conhecer a realidade do usuário por meio da realização de visitas aos leitos, facilitar e possibilitar o acesso deles aos serviços, bem como a garantia de seus direitos na esfera da seguridade social (saúde, previdência social e assistência social) por meio da criação de mecanismos e rotinas de ação. O setor visa também fortalecer os vínculos familiares na perspectiva de incentivar o usuário e sua família a se tornarem sujeitos do processo de promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

O setor tem diversos parceiros e trabalha em conjunto, principalmente, com o Banco de Sangue e a Ouvidoria do Hospital, procurando conscientizar os doadores e familiares no sentido de estimulá-los para a doação voluntária. A equipe também participa do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HMTJ nas diversas ações sociais e de trabalho junto ao público interno e externo.

O Serviço Social do HMTJ é aberto para receber doações e já existe uma rede que todo ano encaminha donativos.

O horário de funcionamento do Serviço Social no HMTJ é de segunda à sexta-feira das 9h às 19h.

As Assistentes Sociais Responsáveis pelo setor são Adriana de Castro Stehling e Gleid Moreira. 

Mais Informações: (32) 4009-2272.


CONHEÇA ALGUNS DOS PROJETOS EM FUNCIONAMENTO NO HMTJ EM QUE O SERVIÇO SOCIAL ATUA:


Bate Papo com Acompanhante: Reunião semanal com os acompanhantes, espaço participativo, com intuito de apresentar as normas institucionais. Enfatiza a importância do acompanhante para a recuperação do paciente, transformando o ambiente hospitalar em local seguro e confiável, com ênfase na humanização. Parceria com o setor de Ouvidoria do HMTJ.
Visita à Maternidade: Apresentar a maternidade para as futuras mães mostrando todos os setores envolvidos e respectivas equipes, visando diminuir a ansiedade e proporcionando uma sensação de bem-estar, familiaridade, segurança e confiança.
Combate ao Tabagismo: Projeto multidisciplinar (o assistente social atua junto com psicóloga e médico), para controlar, prevenir e ajudar no combate ao tabagismo. Trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Saúde que disponibiliza os medicamentos. É focado no público interno, com a organização de grupos que se reúnem trimestralmente e, na sequência, é feita a manutenção do projeto.

Doe Sangue e Salve Vidas: Parceria com Hemominas, no intuito de captar doadores de sangue. Toda quarta-feira, o setor de Serviço Social acompanha um representante do Hemominas nas salas de espera do HMTJ numa rápida apresentação sobre a importância de se tornar doador de sangue. Com apoio das assistentes sociais do HMTJ, são distribuídos panfletos do Hemominas esclarecendo as dúvidas mais frequentes sobre quem pode doar e como fazer para se tornar voluntário na doação. A equipe também percorre quartos de pacientes, sensibilizando os acompanhantes a se tornarem doadores. Além desta prática, a Agência Transfusional do HMTJ realiza um trabalho rotineiro que visa incentivar a doação, especialmente de familiares de pacientes que necessitam de bolsas para transfusão durante o tratamento.


Round : Projeto multidisciplinar / interdisciplinar – corrida aos leitos. Realizados na UTI Neo, UTI adulto e Enfermaria, em que os profissionais passam a situação do paciente, cada profissional em sua função, e depois discutem no âmbito geral.