O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE – CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO – CME

CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO – CME

A Central de Material e Esterilização (CME) é uma unidade de apoio técnico dentro do estabelecimento de saúde destinada a receber material considerado sujo e contaminado. Sua função é descontaminá-los, prepará-los e esterilizá-los, bem como, preparar e esterilizar as roupas limpas oriundas da lavanderia e armazenar esses artigos para futura distribuição.


A Resolução RDC nº. 307, de 14 de novembro de 2002, define que sua finalidade o fornecimento de materiais médico-hospitalares adequadamente processados, proporcionando, assim, condições para o atendimento direto e a assistência à saúde dos indivíduos enfermos e sadios.
Para readequar os processos às evoluções nos métodos que garantem a qualidade da esterilização, o HMTJ implantou os requisitos da RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012 que dispõe sobre boas práticas para o processamento de produtos para saúde.


A CME do Hosptial e Maternidade Therezinha de Jesus funciona nas 24 horas com pessoal técnico treinado dentro destas boas práticas que compõem seu processo de trabalho. Possui autoclaves a vapor de fluxo unidirecional – com componentes de barreira, proporcionando ao processo uma porta de entrada (de material contaminado) diferente da de saída (de material estéril). Toda a estrutura foi ampliada e redimensionada para receber também uma lavadora ultrassônica que possui parâmetro de alto nível, com programação que permite lavar instrumentais e materiais de luz, os chamados canulados. O equipamento conta com sistema de dosagem de detergente enzimático automático. E para garantir o processo completo, a CME comporta ainda uma termodesinfectora – para materiais sensíveis -, além de uma secadora de canulados.