O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

SERVIÇOS ASSISTENCIAIS DE PSICOLOGIA

O HMTJ possui o Serviço de Psicologia para lidar com as repercussões emocionais dos pacientes e familiares diante do adoecimento e da internação hospitalar, visando o alívio dos temores, ansiedades, angústias, receios, dúvidas e fantasias, além de contribuir para o engrandecimento, a valorização e a credibilidade da instituição hospitalar. O serviço é fundamental para o bom desempenho do trabalho multidisciplinar humanizado.

Atualmente, o Serviço de Psicologia conta com três profissionais especializadas em Psicologia Hospitalar que, através de um respaldo científico e técnico, fazem de seu instrumento de trabalho uma escuta diferenciada à subjetividade do sujeito, buscando entender seus conflitos e auxiliando no processo de tratamento e cura da doença. A Psicologia Hospitalar é mais um serviço de excelência do atendimento aos pacientes internos nas diversas clínicas existentes, como também a assistência se estende aos familiares.

O setor presta assistência a todos os setores da instituição, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva, Unidades de Internação e Centro de Parto Normal, de acordo com a solicitação da equipe, por solicitação do próprio paciente e/ou família e, ainda, por rotina do próprio serviço.

O Serviço de Psicologia do HMTJ está envolvido com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital, nas ações e práticas desenvolvidas no decorrer do ano. Além disso, o setor também está inserido na Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), acompanhando os familiares durante todo o processo de abertura do protocolo de morte encefálica e na abordagem familiar com relação à doação de órgãos.



Realização de pesquisas na área da Psicologia Hospitalar

Através de NDCT/NEPE do HMTJ, órgão responsável pela fomentação de pesquisas na Instituição, o Serviço de Psicologia realizou em parceria com a equipe multiprofissional do hospital, os seguintes estudos:


– “Delirium em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto”
– “Perfil dos pacientes indicados aos Cuidados Paliativos internados nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto.
– “Extubação paliativa: relato de caso”

-“Percepção da equipe multiprofissional sobre a Cultura de Segurança do Paciente nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto”
-“Perfil epidemiológico e desfecho clínico dos pacientes internados com diagnóstico de Intoxicação Exógena na UTI de um Hospital de Ensino da Cidade de Juiz de Fora”


Equipe do Serviço de Psicologia Hospitalar do HMTJ:

Izabella Liguori Corsino Vabo (Psicóloga e Coordenadora do serviço)

Lohaene de Fátima Campos (Psicóloga)

Mariana de Azevedo Marques (Psicóloga)