O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

SERVIÇOS ASSISTENCIAIS DE FONOAUDIOLOGIA

O Setor de Fonoaudiologia desenvolve ações de forma preventiva, diagnóstica e terapêutica, com o objetivo de minimizar as sequelas nas formas de comunicação/deglutição que a patologia-base possa acarretar.  

Áreas de atuação:

• Neonatologia: atua junto à equipe interdisciplinar neonatal na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das funções de sucção e deglutição, e no desenvolvimento global dos bebês internados. Visa a fortalecer o vínculo mãe-bebê e favorecer o aleitamento materno.

• Enfermarias e UTIs: atua na intervenção à beira do leito, buscando prevenir, detectar e minimizar as alterações das funções de mastigação, deglutição e respiração, definir linhas de tratamento a fim de estabelecer uma via segura de alimentação e avaliar e intervir nos casos de distúrbios de linguagem, fala e voz decorrentes de lesões neurológicas e iatrogênicas.

• Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha): tem como objetivo detectar precocemente alterações auditivas nos recém-nascidos e, se necessário, encaminhar para exames complementares e intervenção precoce. É realizado através dos exames de Emissão Otoacústica Transiente e Avaliação Auditiva Comportamental.


• Teste da Linguinha: tem como objetivo avaliar o frênulo da língua  (conhecido como “freio”) e detectar possíveis alterações que possam interferir na sucção, desmame precoce e posteriormente na aquisição da fala.

Fonoaudiólogas Responsáveis: Marcela de Souza Rosa, Mariana Guedes Pinto e Juliana Fraga Toledo Leite.