O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

CENTRO DE PARTO NORMAL

O CPN do HMTJ está adequado conforme a Portaria nº 904, de 29 de maio de 2013, que estabelece diretrizes para implantação e habilitação de Centro de Parto Normal (CPN), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para o atendimento à mulher e ao recém-nascido no momento do parto e do nascimento. O espaço foi criado em conformidade com o Componente PARTO E NASCIMENTO da Rede Cegonha, e funciona com dez leitos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto Imediato) e uma sala destinada aos partos assistidos por profissionais especializados (Obstetras e enfermeiros obstetras).


Prezando a qualidade e segurança da assistência prestada, a instituição cumpre a RDC n° 36, de 3 de junho de 2008, que regulamenta o funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal. Para as parturientes que evoluem para parto espontâneo, é importante ressaltar que todos os procedimentos realizados com recém-nascido saudável (aquele que não precisa ser encaminhada para Unidade Neonatal) acontecem na sua presença e com as devidas orientações. Importante ressaltar que se for necessário realizar cesariana é interessante entrar no link do Centro Cirúrgico, pois a parturiente passa a ser uma paciente cirurgia e poderá encontrar lá orientações adequadas.


No HMTJ, existe uma recuperação anestésica específica para as puérperas permanecerem com seus recém-nascidos e, por isso, seus familiares só poderão ver o bebê no momento em que mãe e filho forem encaminhados para Unidade de Internação (enfermarias).

O Centro de Parto Normal atende emergências ginecológicas e obstétricas.