O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

SERVIÇOS ASSISTENCIAIS DE FARMÁCIA

Serviço de Farmácia do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus tem por finalidade auxiliar as demais equipes multidisciplinares envolvidas na assistência ao paciente internado e/ou em tratamentos continuados de intervenção externa. O objetivo do serviço é sempre atender os nossos clientes internos e pacientes no menor tempo possível, com precisão e eficácia.

É responsável também pelo controle de qualidade junto aos fabricantes e pelo armazenamento em condições que assegurem a eficácia terapêutica.

atendimento oferecido pelo serviço de Farmácia aos pacientes do HMTJ é totalmente personalizado, e consiste na disponibilização do tratamento na quantidade específica para cada paciente e nos horários pré-determinados. Os controles exercidos com esta sistemática permitem ao serviço conhecer qual medicamento ou material médico-hospitalar foi dispensado a cada paciente, bem como o lote e a validade dos produtos, trazendo segurança e qualidade. Esse controle é possível em virtude de o Hospital investir em um sistema de informação que permite a emissão de etiquetas de código de barras, com dados sobre o lote e a validade, possibilitando a rastreabilidade de todos os produtos.

Também faz parte do Serviço de Farmácia a Central de Abastecimento Farmacêutico, responsável por coordenar todo o abastecimento e a distribuição dos medicamentos e produtos afins para todo o complexo hospitalar. A qualidade no armazenamento e na conservação dos medicamentos e correlatos é preocupação constante da área de estocagem, objetivando manter a integridade dos fármacos nas suas características físicoquímicas, garantindo uma terapêutica eficaz aos pacientes desta instituição hospitalar.

Na Farmácia Central são executadas funções administrativas e gerenciais da Farmácia Hospitalar. O serviço conta com uma equipe de treze colaboradores, além dos estagiários, sendo dois farmacêuticos e onze técnicos, fazendo parte das equipes multidisciplinares, comissões, seleção de medicamentos, farmacovigilância e também prestando a atenção farmacêutica, proporcionando rapidez e eficiência na assistência ao paciente.

A estrutura para estocagem, em área totalmente climatizada, comporta aproximadamente 400 itens em medicamentos, e 500, em materiais descartáveis, com tecnologia atual, para pronto-atendimento às necessidades.

Farmácia Satélite, localizada dentro do Centro Cirúrgico, conta com os serviços de dois técnicos de Farmácia, possibilitando uma assistência personalizada aos profissionais médicos e de enfermagem responsáveis pelo atendimento cirúrgico dos pacientes.

Na Farmácia UPA Santa Luzia São realizadas seleção, aquisição, distribuição e dispensação de medicamentos e correlatos, como também prestação de informações sobre seu uso. Conta com uma equipe de cinco técnicos e um farmacêutico.