O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

POSTO AVANÇADO DE ALEITAMENTO

Em parceria com o Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) possui um posto de coleta de leite materno que funciona 24 horas dentro de suas instalações. Devidamente equipado com material necessário para as coletas, o posto atende principalmente aos recém-nascidos patológicos internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, que necessitam de leite humano para favorecer sua recuperação.

O Posto de Coleta é aberto à comunidade, independente do local onde foi assistida no momento do nascimento de seu filho. Coleta leite humano tanto das mães com seus recém-nascidos internados no HMTJ, quanto para doação. Toda e qualquer mãe em período de amamentação que necessitar de atendimento ou orientação relacionada ao aleitamento materno é atendida no HMTJ, a qualquer hora e dia da semana. As mães com excesso de leite e que desejem doar são atendidas, e seu leite coletado é encaminhado ao Banco de Leite do município.

Atualmente a equipe de enfermagem do HMTJ tem intensificado o trabalho de divulgação interna sobre o Banco de Coleta, para orientar as mães sobre a importância do aleitamento materno e, principalmente, conscientizar sobre a necessidade da doação do leite. Esta sensibilização é feita durante o horário de visitas das mães, e fala-se sobre a ordenha e o correto armazenamento do leite. As orientações são tanto para as mães com bebês internados na UTI Neonatal, quanto para as mães que não tem os filhos internados. O objetivo é conscientizar e aumentar as doações e a participação das puérperas.

É importante ressaltar que as mães que quiserem fazer a doação são devidamente orientadas pela equipe do Hospital, e existe um trabalho da Prefeitura de Juiz de Fora, que busca o leite no domicílio da mãe. A primeira ordenha é realizada no Hospital e a mãe ganha um kit com todas as explicações necessárias para que ela possa fazer o trabalho em casa. Depois disso, basta fazer contato com o Banco de Leite do município, que o material passa a ser recolhido na casa dela.

Está é uma parceria do HMTJ com a Prefeitura de Juiz de Fora é para incentivar o aumento da coleta de leite materno. E todo leite colhido e recebido no Posto de Coleta da Maternidade é doado ao Banco de Leite da cidade.