O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA – SND

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus possui uma equipe de 16 pessoas, e produz aproximadamente 700 refeições por dia para os pacientes e funcionários. Para os pacientes internados a dieta hospitalar é importante para prover o aporte de nutrientes e, assim, preservar seu estado nutricional pelo papel coterapêutico em enfermidades agudas e crônicas.

O cardápio do Hospital é planejado e elaborado pela nutricionista responsável Jackeline Alvarenga Soares, e preparado pelos cozinheiros e auxiliares. O cardápio oferecido pelo setor tanto para os funcionários, médicos, pacientes e para os acompanhantes tem alto padrão de qualidade, sendo composto de prato principal (carnes e derivados), prato base (arroz e feijão), guarnição, saladas e sobremesas.

As pesquisas mensais realizadas pelo setor de Ouvidoria do Hospital apontam para um alto índice de aceitabilidade da alimentação hospitalar, destacando o sabor, apresentação visual, variedade do cardápio, temperatura e quantidade das refeições servidas. Outro ponto forte a ser destacado é o atendimento das copeiras, que demonstram boa apresentação, cordialidade e simpatia.

Antigamente, era comum ouvir o termo “comida de hospital” referindo-se a alimentos insossos e ruins. No entanto, hoje, com a evolução da nutrição hospitalar, procura-se oferecer refeições balanceadas, saudáveis e saborosas, seguindo a prescrição médica e suprindo as necessidades nutricionais dos pacientes. Afinal, a sensação de saciedade experimentada pelo paciente ajuda em sua recuperação.

Além de a alimentação ser muito elogiada por todos os funcionários, o SND do Hospital preocupa-se também com a qualidade e a variedade dos alimentos oferecidos.
A nutricionista Jackeline é a responsável pela administração da unidade como única nutricionista do setor, coordenando também o lactário, que atende à UI (Unidade Intermediária) e UTI Neonatal, assim como as Unidades de Internação. As fórmulas são preparadas pelos quatro funcionários de acordo com prescrição do pediatra responsável. As fórmulas prescritas são entregues a cada três horas, e o setor funciona de forma ininterrupta.

O Lactário é a unidade do Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar destinada ao preparo, higienização e distribuição de preparações lácteas e fórmulas infantis. Seguindo rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico das formulações preparadas, nele há também a colaboração do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) que realiza visitas regulares, e a Central de Material Esterilizado, que trabalha em parceria com o setor autoclavando todos os frascos utilizados para envase das fórmulas infantis, aumentando a segurança das crianças que utilizam os serviços.

O HMTJ passa por mudanças e melhorias, crescendo a cada ano. Acompanhando a evolução, recentemente o setor de Nutrição e Dietética ganhou uma câmara frigorífica que vai ajudar muito no processo do planejamento do cardápio. Hoje, o Hospital serve de referência para visitas de alunos que cursam nutrição devido à organização e a setorização da sua cozinha. O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus é acreditado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) e utiliza o Programa 5 “S”, que colabora com a qualidade e padronização de todo hospital e procedimentos nele desenvolvidos. O SND passa pelas auditorias, acompanhando os preceitos de organização e segurança do paciente previstos nos programas de qualidade.

Os horários de funcionamento do setor são:

• Café da manhã: de 6h30 às 7h;
• Almoço: de 11h às 13h30;
• Café da tarde: de 15h40 às 16h40;
• Jantar: de 20h as 21h, para os funcionários, e às 17h, para os pacientes;
• Ceia: servida às 20 horas, para os pacientes.