O HOSPITAL – SETORES E SERVIÇOS DE SAÚDE

CENTRO DE REFERÊNCIA EM ALERGIAS E URTICÁRIAS

Pacientes do SUS têm um serviço diagnóstico e de tratamento de doenças alérgicas e imunológicas de ponta no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. A estrutura conta ainda com uma das duas únicas unidades (no Estado, ambas em Juiz de Fora) da Ucare (Urticaria Centers of Reference and Excellence) um centro de excelência mundial em tratamento de urticárias.
Na Clínica de Alergia, Asma e Imunologia do HMTJ são oferecidos cuidados com a asma, rinite, dermatite atópica, dermatite de contato, urticária, alergia alimentar, imunodeficiências primárias. O Serviço funciona desde 2013, atendendo a pacientes do Sistema Único de Saúde, adultos e crianças, e é uma referência para toda a Zona da Mata, inclusive na área do ensino e atende a mais de 200 pessoas por mês, encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Observação: os atendimentos estão restritos durante a pandemia da Covid-19.


SERVIÇO DE REFERÊNCIA

Com grande equipe de apoio, coordenada pelo especialista Fernando Aarestrup, no Ambulatório são realizados ainda todos os tipos de testes alérgicos para alimentos, medicamentos alérgenos ambientais e produtos químicos, incluindo testes que são utilizados somente em serviços de referência, caso do teste de provocação. O Serviço, inclusive, também é referência para o tratamento de urticária crônica espontânea. Os especialistas são credenciados e preparados para a utilização de anticorpos monoclonais no tratamento deste tipo de urticária.
Médicos de todo o país fazem estágio clínico como parte de requisito necessário para a formação de especialista em alergia. O Serviço de Alergia, Asma e Imunologia do HMTJ dá uma grande contribuição ao ensino médico e ao sistema de saúde formando especialistas nesta área onde há grande carência de profissionais.
A equipe de médicos professores coordenada pelo Dr. Fernando Aarestrup no Serviço, também é composta por um corpo clínico de especialistas renomados: Dr. Roberto de Magalhães de Souza Lima, Dr. Luiz Cláudio Pereira Fernandes, Dr. Eduardo de Magalhães de Souza Lima e Dra. Ingrid Pimentel Cunha Magalhães de Souza Lima. No atendimento aos pacientes, diversos residentes ajudam no atendimento aos pacientes e nos testes alérgicos, sempre orientados e acompanhados de perto pelos professores.


URTICÁRIAS

Em Juiz de Fora, o Centro de Diagnóstico de Tratamento de Urticária – que compõe a rede mundial UCARE (https://www.ga2len-ucare.com), possui duas unidades para atender a públicos distintos. O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) funciona no ambulatório do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), que fica na Rua Dr. Dirceu de Andrade, 33, São Mateus. Os pacientes da rede privada de saúde são atendidos na Clínica de Alergia do Centro Médico Monte Sinai (Avenida Presidente Itamar Franco, 4001, Cascatinha, na sala 515, torre Leste).
O Centro trata urticárias agudas (causadas por medicações, estresse ou outro tipo de influência externa) e urticárias crônicas (aquelas que se manifestam por mais de seis semanas, diminuem a qualidade de vida do paciente e não surgem por nenhum tipo de gatilho externo).

AGENDAMENTO – Para ter acesso às consultas, os usuários da rede pública precisam agendar por meio do SUS. Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e pedir o encaminhamento para marcação de horário na Maternidade Therezinha de Jesus.
No ato da consulta, é preciso apresentar documento de identidade com foto, como a carteira de identidade e também o Cartão do SUS.
Para mais informações, os interessados devem se informar na própria UBS.